O impacto da redução do consumo de combustível é um dos fatores cruciais para atingir uma gestão de frota rentável. Acompanhe mais detalhes no artigo a seguir.
Por que fazer uma gestão de combustível eficiente?
Com a grande variação de preço e os valores do diesel, gasolina e etanol cada vez mais elevados, o gasto com combustível se torna um dos maiores custos operacionais para empresas que possuem frota.
Uma gestão de combustível eficiente precisa trabalhar de forma assertiva todos os pontos relevantes para conseguir reduzir custos. Só assim será possível obter dados relevantes para a tomada de decisões futuras da empresa.
Quem gerencia dessa maneira enxerga os combustíveis com outro olhar porque, independente do veículo, você consegue verificar qual é mais econômico. A gestão assertiva permite um cálculo mais preciso do custo por quilômetro rodado.
Utilizando essa gestão também é possível identificar qual ativo é o mais econômico e qual pode ser o mais lucrativo para a empresa, além de analisar o perfil dos motoristas
Fazer a gestão de combustíveis em tanques também é importante para que o gestor tenha o controle de quaisquer tipo de manipulação com combustível seja em carreta tanques, tanque estacionário e tanque do próprio veículo.
Mas para obter essa visão ampla, é preciso abandonar as anotações em cadernos e utilizar um sistema que integre a análise dos principais dados. Só assim será possível alcançar metas e reduzir os gastos com combustível.
Continue sua leitura e entenda como um sistema de gestão de frotas integrado pode te ajudar a gerenciar com mais eficácia o combustível da sua frota.
1. Cadastro de Veículos
Para fazer o controle e gerir de maneira eficiente o combustível de uma frota, é necessário realizar o cadastro de todos os veículos.
Nesse momento você deve estar pensando: “Mas a empresa tem mais de 100 veículos. Como vou fazer isso de forma eficiente e organizada?”
Com o auxílio do nosso sistema que trabalha de forma Integrada, você poderá inserir as informações de marca, ano, modelo, placa e a autonomia média informada pelo fabricante.
Só com a base de dados você poderá fazer as comparações em relação ao consumo médio depois que o veículo começar a rodar.
2. Monitoramento de Combustíveis em tanque
Quando se trata de frotas de distribuição de combustíveis todo cuidado é pouco. De acordo com pesquisas realizadas por todo o mundo, foi verificado que o Brasil é uma das localidades que mais possuem extravio na transportação de gasolina. Por isso se faz indispensável o uso de uma gestão de monitoramento, para garantir que não haja nenhum tipo de alteração nas cargas da sua empresa.
3. Gestão de combustível economiza tempo
Ao adquirir um sistema de gestão de combustível você abandona as inúmeras planilhas e as anotações avulsas.
Quem fará todo esse trabalho, e com mais agilidade é o sistema.
Sabe aqueles problemas com erros de padronização e duplicidade dos dados que fazem você refazer e perder horas com retrabalho?
Os sistemas mais modernos como o da Lira Sat são preparados para receber dados e integrá-los. Tudo isso sem dor de cabeça e sem perder dados importantes.
4. Controle de rotas e quilometragem
Traçar rotas que ajudam a otimizar o trabalho, reduzir a quilometragem e economizar combustível são um dos objetivos de um gestor.
Com a rota traçada e sabendo a autonomia padrão do veículo será possível ter uma previsão do consumo médio de combustível em cada viagem realizada.
Controlar a quilometragem permite que você analise se o trajeto foi percorrido como o planejado e qual deveria ter sido o consumo médio de álcool, gasolina ou diesel naquela viagem.
5.Monitoramento do histórico de abastecimento
Quer realmente controlar os gastos de combustível da sua frota? Então tenha o histórico de todos os abastecimentos realizados.
Você precisa ter todas as informações sobre o abastecimento, como: motorista, veículo, data, hora, posto, tipo de combustível, valor pago, quantidade de litros abastecido, quilometragem do veículo no momento do abastecimento e se o abastecimento foi feito enchendo a capacidade total do tanque.
Se atente a essa informação: O cálculo da autonomia entre dois abastecimentos de um automóvel deve ser feito se ele sempre foi abastecido até completar o tanque.
Assim é possível analisar:
– média do motorista Km/L;
– quantidade abastecida por mês;
– custo mensal por veículo e por motorista;- melhor combustível para ser utilizado naquele veículo.
6. Atente-se a manutenção preventiva
Ficar atento à manutenção preventiva dos veículos e da sua frota te ajuda a fazer a redução dos seus custos, principalmente em relação à gasolina.
Manutenção de tanques e das válvulas acontecem com uma certa frequência principalmente por veículos que percorra uma grande quilometragem.
Caso você queira se aprofundar nesse assunto DISPONIBILIZAMOS UM MATERIAL GRATUITO para você fazer uma manutenção preventiva de alta qualidade e reduzir custos na sua frota de maneira eficiente. CLIQUE AQUI.
Imagine ter esses e outros benefícios dentro de uma mesma plataforma?
É por isso que a Lira Sat pode te ajudar a otimizar processos tão importantes na frota, como a gestão de combustível. Nosso sistema é simplificado e centraliza todas as informações necessárias para uma gestão de frota eficiente.
Com a Lira Sat você terá um sistema capaz de analisar a autonomia veicular, o histórico de abastecimentos e a relação dos dados com a telemetria avançada. Sem contar nos diversos dados de manutenção de monitoramento dos veículos que você terá em um clique na palma da sua mão;
Tudo isso dentro de um único sistema simplificado, ágil e integrado, pensado para você gestor.
Gostou de entender um pouco mais sobre como fazer uma gestão de combustível eficiente? acesse nosso site e conheça todos os benefícios para melhorar a sua gestão de combustíveis.